N.º 4 | Dezembro de 2009

Com o objectivo de tornar os nossos serviços mais eficientes e eficazes, para que os nossos clientes pudessem desfrutar plenamente de todo um conjunto de valências, decidimos formar o GRUPO 4 WORK, através da união de 3 empresas - 4Work, Medwork e PresMed -  o que tornou 2009 um ano particularmente difícil.

Foi graças à forma compreensiva como nos foram auxiliando neste desafio e à lealdade demonstrada, honrando-nos um sem número de vezes com elogios que ultrapassam, em muito, a mera relação comercial e assistencial, que conseguimos consolidar de forma mais rápida do que inicialmente tínhamos previsto, toda a estrutura do Grupo 4Work.

A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA) publicou recentemente uma série de vídeos com a finalidade de promover os seus domínios temáticos de actividade e eventos. Construção, hotelaria, restauração e "catering", trabalhadores do sector da limpeza, entrevista com o Director da Agência, "teaser" do Prémio de Boas Práticas, "teaser" corporativo da EU-OSHA... estas, e muitas outras temáticas podem agora ser visualizadas através do novo canal da EU-OSHA no You Tube. E, para um melhor aproveitamento da informação divulgada, alguns dos vídeos podem ser descarregados, em alta resolução, a partir da secção multimédia do site da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho.

Actualmente as Lesões Músculo-Esqueléticas relacionadas com o trabalho constituem um problema de Saúde Pública, em crescendo, sendo cada vez maior a necessidade de criar mecanismos tanto de tratamento como de prevenção destas doenças. A prevenção baseia-se essencialmente em dois pontos muito importantes: a Ergonomia e a Ginástica Laboral.

A Ginástica Laboral consiste na realização de exercícios físicos específicos que são realizados no próprio local de trabalho. Este tipo de exercícios actuam de forma preventiva e terapêutica nas doenças de origem profissional, diminuindo a tensão e sobrecarga física e mental dos trabalhadores, não levando o funcionário ao cansaço uma vez que é uma ginástica leve e de curta duração.

Um dos males do século XXI, e que atinge grande parte da população activa, chama-se stress e tem o poder de atormentar uma vida. Cansaço, ganho ou perda de peso, infecções, gripes e outras viroses, pressão arterial e colesterol elevados, dores de cabeça, dores musculares, dores na “coluna”, bruxismo (ranger dentes durante o sono), problemas de digestão, gastrites, úlceras, prisão de ventre, diarreia, flatulência (gases), acne, pele envelhecida, rugas, olheiras, seborreia, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, mau humor, irritabilidade, choros, esquecimentos, mãos frias e húmidas … o leque de sintomas causados ou potenciados pelo stress é muito extenso.

O Fine, produto da tecnologia do futuro, é o novo extintor inteligente que vem aí para nos ajudar no combate dos incêndios domésticos. A grande vantagem deste extintor concebido pelo francês, Baptiste LANNE, é que para além de poder ser usado como um extintor normal,  o aparelho faz a detecção do foco de incêndio, liga automaticamente para os bombeiros e tenta extinguir o incêndio até à chegada dos bombeiros.