N.º 9 | Maio de 2010

A partir deste mês de Abril a 4Work também já tem autorização para o exercício da prestação de serviços externos de saúde do trabalho para empresas de actividades de risco elevado.

Já autorizada pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), desde Março de 2009, foi com enorme alegria que, no final do mês de Março de 2010, a 4Work recebeu esta nova autorização para uma área de actividade tão sensível.

Está a chegar ao fim o prazo de entrega do Relatório Único. A semana que se avizinha vai ser de trabalhos intensos, pois muitas empresas ainda não entregaram o seu RU, sendo que algumas delas continuam, até à data, sem dados de acesso e outras tão pouco sabem o que é o RU!

No sentido de prestar um apoio activo e de qualidade aos nossos clientes, desde o início do mês de Março que temos vindo a desenvolver várias actividades relacionadas com esta questão, que tem preocupado Entidades Empregadoras, no geral, e contabilistas, TOCs, informáticos e prestadores de serviços de SST, em particular.

As novas tecnologias têm vindo a alterar os comportamentos a diversos níveis. Uma área em que também se tem denotado alterações é no modo como os portugueses têm vindo a mudar a forma de procurar emprego. De facto, cada vez mais, a procura de emprego se faz através da Internet, podendo a próxima oportunidade de trabalho estar apenas a um clique de distância.

Um estudo da Universidade da Califórnia demonstra que para evitar a formação de pedra no rim, especialmente se já sofreu deste problema de saúde, é aconselhável ingerir pouco sal, cálcio e proteínas e beber sumo de limão.

De facto, este estudo norte-americano aconselha  quem já tenha sofrido de pedra nos rins a beber diariamente quatro limões dissolvidos em dois litros de água. De acordo com Roger L. Sur, líder da investigação e director do “Comprehensive Kidney Stone Center”, da Universidade da Califórnia em San Diego, mais do que qualquer outra fruta cítrica, o limão tem uma grande concentração de citrato – um inibidor natural da formação da pedra nos rins.

Em vésperas de mais uma comemoração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho debatem-se os grandes desafios para a prevenção das doenças profissionais. Na opinião de Luís Lopes, actualmente, as três grandes áreas de preocupação no âmbito da prevenção de doenças profissionais são os riscos psicossociais, que têm a ver com as novas formas de organização do trabalho, as substâncias químicas e as nanotecnologias.