N.º 15 | Novembro de 2010

A PRESMED recebe, a 12 Outubro de 2010,  a autorização por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)  para a prestação de serviços externos de Segurança e Higiene no Trabalho, atestando que reúne todos os requisitos legais exigidos pela Lei 102/2009, de 10 de Setembro, que regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e saúde no trabalho. 
 

Portugal e o Conselho Português de Ressuscitação (CPR) têm o privilégio de acolher este ano, de 2 a 4 de Dezembro, no Centro de Congressos da Alfândega no Porto, o Resuscitation 2010, o Congresso do European Resuscitation Council (ERC), onde serão oficialmente divulgadas e discutidas as novas Guidelines 2010, para além de muitos outros temas ligados à Reanimação Cardiopulmonar.

Tendo em conta a instabilidade do tempo e as fortes chuvas que se têm feito sentir em todo o território português, pensámos ser útil divulgar os procedimentos de segurança a adoptar em caso de inundação. Saber como agir pode fazer toda a diferença para evitar perdas e danos materiais e humanos.  

Há já alguns anos que se discutem as propriedades anti-inflamatórias dos alimentos. Um estudo da Universidade Lund, na Suécia vem, pela primeira vez, comprovar cientificamente os efeitos anti-inflamatórios da conjugação de vários alimentos, e não apenas de um único, em indivíduos saudáveis.   

Coordenada pela Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho e pelos seus parceiros nos 27 Estados-Membros da União Europeia, a campanha «Locais de trabalho seguros e saudáveis 2010-2011» patrocina um vasto conjunto de actividades de promoção da manutenção segura a nível nacional e europeu.