N.º 20 | Maio de 2011

O Grupo 4Work relembra os seus clientes e parceiros, que desde o dia 15 de Abril do presente ano, está aberto o processo de recolha do Relatório Único 2010, correspondendo a data limite de entrega ao dia 31 de Maio. O Relatório Único é uma obrigação única, a cargo dos empregadores, de prestação anual de informação sobre a actividade social da empresa, criada pela regulamentação do Código do Trabalho.

Estudos internacionais referem que cerca de 1/3 da população adulta sofre de aerofobia. A aerofobia pode ser definida como um medo acentuado, persistente e excessivo que surge quando a pessoa é confrontada com a perspectiva de viajar de avião. A exposição a este estímulo provoca quase sempre uma reacção de ansiedade, podendo atingir o ataque de pânico,  que o indivíduo reconhece como desproporcionada e que produz um enorme transtorno e interferência na sua vida pessoal, profissional, social ou familiar.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2009, mais de 33 mil pessoas sucumbiram a problemas do aparelho circulatório, 14 mil das quais devido a acidentes vasculares cerebrais (AVC). Conhecer as respectivas causas e saber contorná-las é a melhor forma de prevenção.

Com a crescente utilização de Sistemas Informáticos de processamento electrónico de dados, as vantagens em termos da celeridade do tratamento da informação vão ser enormes, nomeadamente, no que respeita à facturação, tanto na transmissão de bens, como nas prestações de serviços. Assim, a publicação da Portaria n.º 363/2010, publicada no Diário da República, 1.ª série, N.º 120 de 23 de Junho de 2010, vem estabelecer e regulamentar a obrigatoriedade da certificação prévia por parte da indústria de “software” dos seus programas informáticos de facturação.