N.º 30 | Março de 2012

O Grupo 4Work informa os seus clientes e eventuais interessados que em 2012, a entrega do Relatório Único referente ao ano de 2011 decorre entre 16 de Março e 15 de Abril. À semelhança de anos anteriores, o Relatório Único deve ser entregue por meio informático, sendo para isso necessário à Entidade Empregadora proceder à sua autenticação no site oficial, acedendo aos respetivos formulários e efetuando a sua validação e entrega.

A inexistência de uma manutenção preventiva aos sistemas de climatização, além de diminuir a respetiva vida útil, aumenta o consumo de energia e favorece a ocorrência de problemas de saúde. Em Portugal, o Decreto-Lei n.º 79/2006 de 4 de Abril, que aprova o Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização em Edifícios (RSECE) estabelece que todos os sistemas energéticos dos edifícios, ou frações autónomas, devem ser mantidos em condições adequadas de operação

No mundo laboral, as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) são patologias diretamente relacionada com os profissionais que trabalham em escritórios ou cuja atividade obriga à realização de movimentos uniformes e constantes (ex.: durante a movimentação manual de cargas; utilização de ferramentas manuais, etc.).

 

As vibrações definem-se como o movimento oscilatório de um corpo em torno do seu ponto de equilíbrio. O número de vezes que este ciclo se repete, por segundo, designa-se por frequência e é medido em Hertz (Hz). No meio laboral, as vibrações constituem agentes físicos nocivos que afetam a saúde e segurança dos trabalhadores. Encontram-se presentes em quase todas as atividades, nomeadamente em construção civil e obras públicas, indústrias extrativas, exploração florestal, fundições e transportes.