N.º 31 | Abril de 2012

O Grupo 4Work informa que, de acordo com informações publicadas no site do GEP (Gabinete de Estratégia e Planeamento), por constrangimentos vários, o início do período de receção do Relatório Único será adiado, não existindo ainda informações relativas a uma nova data. Consulte a nossa página de Internet e obtenha informações atualizadas relativamente a este assunto.

As questões relacionadas com a Segurança e Saúde no Trabalho encontram-se devidamente legisladas e enquadradas a nível internacional, comunitário e nacional. Estes diplomas permitem uma proteção eficaz de quem integra as diversas atividades, salvaguardando os aspetos relacionados com as condições ambientais e de segurança de cada posto de trabalho. Atualmente, a promoção e prevenção da segurança e da saúde do trabalho são regulamentadas pela Lei nº 102/2009, de 10 de Setembro

A alergia é uma resposta exagerada do nosso sistema imunitário à presença de um corpo estranho, o denominado alergénio. De acordo com a Rede Portuguesa de Aerobiologia, mais de um terço da população portuguesa sofre de, pelo menos, uma doença alérgica. Da rinite alérgica, até à anafilaxia (relacionada com ingestão de alimentos, toma de medicamentos ou picadas de insetos), passando pela asma, as doenças alérgicas atingem a população de uma forma quase epidémica. 

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais (doenças da gengiva), são um sério problema de saúde pública, afetando grande parte da população. Segundo estudos realizados nos últimos anos, Portugal é o país da União Europeia cujos habitantes apresentam uma pior higiene oral, com quase todas as crianças a possuir pelo menos uma cárie e a maioria dos idosos sem um único dente.