N.º 36 | Setembro de 2012

A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, aproximadamente 80% das informações que recebemos são obtidas através dos olhos. A deficiência visual é altamente incapacitante, pois restringindo a qualidade de vida sob o ponto de vista ocupacional, económico-social e psicológico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos casos de cegueira seriam evitáveis com cuidados básicos. A promoção da saúde ocular, principalmente,  através da informação e consciencialização tornam-se fundamentais para tentar reduzir esta percentagem.

Os tendões correspondem à parte do tecido muscular que apresenta uma característica dura, flexível e fibrosa, responsável pela conexão dos músculos aos ossos, funcionando como sistema de alavanca.
Tendinite é a inflamação do tendão, surgindo usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Não é adquirida necessariamente no trabalho, contudo, com a repetitividade inerente a diversas profissões, tornou-se uma das mais diagnosticadas doenças profissionais.

Setembro é sinónimo de final de férias, traduzindo-se no regresso ao “stresse da vida quotidiana” tanto de adultos como crianças. Voltar ao ritmo de trabalho, com toda a carga e responsabilidade aliviadas nos dias de férias, pode traduzir-se, inicialmente, num estado de ansiedade com sinais de irritação e cansaço. Uma investigação da Internacional Stress Management Association do Brasil concluiu que 70% dos trabalhadores evidenciam, nas primeiras semanas a seguir às férias, níveis de stresse idênticos aos registados antes da pausa para descanso.