N.º 37 | Outubro de 2012

Com as alterações climáticas inerentes ao términus da época de Verão, começam a surgir os primeiros casos de gripe, doença que apesar de poder ocorrer em qualquer altura do ano, é mais propensa aos meses de Inverno. Na maior parte das vezes, a gripe apresenta-se sob a forma epidémica, afetando milhões de pessoas por ano, das quais cerca de um milhão desenvolvem pneumonias que podem levar à hospitalização e morte.

A audição, além de garantir a perceção do que se passa em nosso redor, constitui uma ferramenta fundamental para a comunicação. Neste sentido, uma exposição a níveis de ruído elevados pode causar diversas perturbações da audição ou até mesmo lesões auditivas imediatas. A surdez resultante de exposição a níveis sonoros elevados nos locais de trabalho representa atualmente cerca de um terço da totalidade das doenças profissionais diagnosticadas.

O excesso de stresse tem um impacto diferenciado em cada pessoa, traduzindo-se em reações diferentes a estímulos semelhantes. Para evitar que o stresse domine o dia-a-dia e prejudique a saúde, devem ser adotadas medidas redutoras, nomeadamente através de uma reestruturação da alimentação, do aumento da prática de atividade física e do relaxamento. De fato, uma alimentação desequilibrada em nutrientes essenciais, aliada à falta de lazer e de atividades físicas, aumenta drasticamente os riscos na saúde, nomeadamente, enfartes, obesidade, depressão, hipertensão arterial, etc.