N.º 38 | Novembro de 2012

Assinalou-se no passado dia 30 de Outubro, o dia nacional de prevenção do cancro da mama, tumor maligno que se desenvolve nas células do tecido mamário, apresentando-se, muitas vezes, como uma massa dura e irregular que, quando palpada, se diferencia do resto da mama pela sua consistência. As probabilidades de desenvolver cancro da mama nas mulheres são 100 vezes maiores do que nos homens. 

Atualmente, um dos maiores desafios das organizações é criar um ambiente de trabalho motivador para os seus funcionários. Estudos comprovam que pessoas desmotivadas tendem a diminuir os seus níveis de produtividade. De facto, se o contexto laboral não promover níveis de satisfação proporcionais ao esforço investido no desempenho das tarefas, há uma tendência natural para a desmotivação e consequente queda da produtividade.

O clima seco e as mudanças bruscas de temperatura que se verificam no início do Inverno, estão geralmente associados ao aparecimento de doenças nas vias respiratórias superiores (nariz e garganta), ouvidos e pulmões. Estas são doenças que se confundem entre si uma vez que, na maioria das vezes, os principais sintomas são semelhantes. Conhecer as diferenças entre cada uma, previne a realização de um autodiagnóstico errado, facilitando a adoção do tratamento mais adequado.