N.º 40 | Janeiro de 2013

Ao iniciarmos este ano de 2013, que todos anunciam como particularmente difícil, sobretudo ao nível económico e das relações de trabalho, torna-se obrigatório prever a nossa atuação para este novo ano, baseados no balanço sumário da atividade que desenvolvemos em 2012 e dos indicadores económicos com que somos confrontados diariamente. Como é do vosso conhecimento, o Grupo 4Work, constituído pelas empresas 4Work e Presmed, dedica-se à prestação de serviços externos de Medicina do Trabalho, Segurança e Higiene no Trabalho, Segurança e Higiene Alimentar e Formação Profissional.

O mundo do trabalho está a passar por transformações que implicam novos desafios em matéria de segurança e saúde dos trabalhadores, conduzindo ao aparecimento de riscos novos e emergentes, entre os quais se destacam os psicossociais. Estes riscos, relacionados com a forma como o trabalho é concebido, organizado e gerido, bem como com o seu contexto económico e social, suscitam um maior nível de stresse e podem originar uma grave deterioração da saúde mental e física do trabalhador.

De acordo com dados do Censos 2011, Portugal apresenta um quadro de envelhecimento demográfico bastante acentuado, com uma população idosa (idade igual ou superior a 65 anos) de 19,15%, uma população jovem (idade igual ou inferior a 14 anos) de 14,89% e uma esperança média de vida à nascença de 79,2 anos. Associando estes valores aos apresentados pelo Observatório Nacional de Saúde, segundo os quais uma em cada três pessoas idosas sofre, por ano, um acidente doméstico