N.º 52 | Janeiro de 2014

No início de 2014, que se anuncia como muito instável no domínio económico com repercussões ao nível laboral, é importante fazer um balanço, ainda que sumário, do ano transato e perspetivar a nossa atuação para este novo ano.
Como é do vosso conhecimento, o Grupo 4Work, constituído pelas empresas 4Work – Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Lda. e Presmed – Segurança, Formação e Saúde no Trabalho, Lda., dedica-se à prestação de serviços externos de Medicina do Trabalho, Segurança no Trabalho, Segurança e Higiene Alimentar e Formação Profissional.
A nossa atuação baseia-se em princípios de transparência, rigor e qualidade, com o objetivo de criar valor, a todos os que em nós depositam confiança.
Durante o ano passado o Grupo 4Work concretizou para as suas empresas, a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2008, comemorou 4 anos de vida da nossa “newsletter”, que apresenta atualmente 1.200 visualizações mensais, o que é absolutamente notável e consolidou a sua posição no mercado, cotando-se como uma empresa de referência nesta área.

Numa altura de grandes transformações a todos os níveis, desde sociais a tecnológicas, os trabalhadores no ativo e as empresas sentem necessidade de garantir a permanente atualização das suas competências. A importância das novas tecnologias nos dias de hoje é inegável, nomeadamente na formação. A velocidade a que se desenvolvem novos conceitos tecnológicos é similar à velocidade a que se identificam novos  processos de aprendizagem.
A necessidade de atualização de conhecimentos é uma constante, de forma a garantir a competitividade dos recursos humanos nas organizações.

A Dor é um sintoma que acompanha, de forma transversal, a generalidade das situações patológicas que requerem cuidados de saúde, transmitindo a informação de que existe algo no organismo que não está no seu estado mais equilibrado e saudável. É um fenómeno subjetivo em que cada um sente a dor à sua maneira ou seja, a mesma lesão pode causar dores diferentes em indivíduos diferentes, ou o mesmo indivíduo pode ter perceções de dor distintas, dependendo do contexto em que está inserido no momento. Podem ainda ocorrer situações em que existe dor, sem que seja possível encontrar uma lesão física que lhe dê origem.