N.º 60 | Setembro de 2014

A 4 Work - Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Lda., vai realizar a partir do início do mês de Outubro, uma campanha de vacinação antigripal, desenvolvida e dirigida às empresas, independentemente de serem ou não, nossas clientes. No âmbito da Saúde Ocupacional, a vacina é recomendada como a melhor alternativa para a prevenção da gripe, sendo a sua administração recomendada, anualmente, no período do Outono. Pelo elevado índice de proteção, as empresas estão, atualmente, a optar pela aplicação da vacina aos seus colaboradores, evitando desta forma, custos com as doenças típicas da época e prevenindo, também, a diminuição da produtividade pela ausência ao trabalho.   (...)

Ergonomia é o estudo da relação que se estabelece entre o trabalho (o que é suposto fazer), o ambiente no qual é desempenhado (o local de trabalho) e aqueles que o desempenham (trabalhadores). É utilizada com o objetivo de determinar a forma como o local de trabalho pode ser concebido ou adaptado ao trabalhador, de modo a prevenir diversos problemas de saúde e aumentando a sua eficácia.

A ergonomia tem como principal objetivo a adequação e a adaptação do trabalho ao homem e não do homem ao trabalho.  (...)

A iluminação dos locais e postos de trabalho é um fator importante que contribui diretamente para a segurança e saúde dos trabalhadores, refletindo-se no rendimento e qualidade do trabalho realizado, podendo ser de dois tipos:
• Iluminação natural, proporcionada pela existência de janelas, ou de superfícies envidraçadas, instaladas nas superfícies laterais das salas ou no teto.
• Iluminação artificial, facultada por luminárias que distribuem, filtram ou transformam a iluminação proveniente de uma ou várias lâmpadas e que incluem os elementos necessários para as fixar e proteger e para ligá-las a uma fonte de energia.   (...)