N.º 61 | Outubro de 2014

Em Portugal, os picos de gripe e doença pneumocócica ocorrem geralmente no Inverno, pelo que a vacinação para estas duas doenças deve ser feita no início da época de Outono. Uma vez que o vírus da gripe sofre alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deve também ser repetida anualmente para poder ser eficaz. O que é a gripe? A gripe é uma infeção respiratória aguda, de curta duração, causada pelo vírus Influenza, que ao entrar no nosso organismo pelo nariz, multiplica-se, disseminando-se para a garganta e restantes vias respiratórias, incluindo os pulmões.   (...)

O Governo de Portugal anunciou que espera concluir a regulamentação para o acesso aos próximos fundos europeus entre "Setembro e Outubro" de 2014. A intenção é abrir os concursos para candidaturas a partir de Novembro. Esta é uma notícia há muito aguardada por entidades formadoras (Presmed), formadores e formandos, pois como é sabido a formação financiada encontra-se dependente destes fundos. Recorde-se que o novo quadro de financiamento europeu, negociado entre Portugal e a Comissão Europeia no valor de 25 mil milhões de euros - referente ao período entre 2014 e 2020 - agrega 5 fundos estruturais e de Investimento Europeus (FEDER, Fundo de Coesão, FSE,FEADER e FEAMP)  (...)

Tudo o que nos rodeia no mundo físico é composto por substâncias químicas, seja a terra que pisamos, o ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, os veículos que dirigimos ou até mesmo as casas onde moramos. Os próprios seres vivos são constituídos por substâncias químicas. Algumas delas, com as quais contactamos no dia-a-dia, são produzidas pelo homem (medicamentos, produtos de limpeza, combustíveis, etc.), outras existem na natureza e encontram-se nos alimentos, na água e no ar. Devido às suas características e/ou concentração, algumas destas substâncias são consideradas perigosas para o homem e o meio ambiente.   (...)