N.º 63 | Dezembro de 2014

O stresse e os problemas de saúde mental constituem o problema de saúde mais grave no local de trabalho para cerca de um quinto dos trabalhadores na União Europeia. De facto, cerca de dois terços dos profissionais estão expostos a fatores de risco psicossocial que podem provocar estes problemas. Em termos legais, a Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, alterada pela Lei n.º 3/2014 de 28 de Janeiro, define como obrigação do empregador assegurar aos trabalhadores condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho, incluindo os fatores de risco psicossociais. Por outro lado, define ainda que os trabalhadores devem cumprir as prescrições legais de segurança e saúde no trabalho, bem como as instruções determinadas pelo empregador.  (...)

Falta menos de 1 ano para a publicação oficial da ISO 9001:2015, prevista para Setembro de 2015.  Será que as empresas estão preparadas para a mudança? Os objectivos da Qualidade segundo esta norma ISO 9001:2015 vem estabelecer uma cláusula relativa aos objetivos da qualidade e seu planeamento. Para esses objetivos teremos que ter como primordial o foco no Consumidor, Liderança,  competência e Comprometimento das Pessoas, abordagem de Processos, melhoria, decisão baseada na informação, gestão de Relacionamentos, pois deveremos ter em conta no sentido da coenrencia com a Política da Qualidade; ser pertinente com a conformidade de bens e serviços realizados; ser mensuráveis; ser acompanhados e comunicados; ser atualizados quando necessários.  (...)

Segundo dados da Direção Geral de Saúde, 5 em cada 100 crianças sofrem de alergia alimentar, enquanto nos adultos a prevalência é de 3 a 4%. Define-se como alergia a hipersensibilidade do organismo a algo ingerido, inalado ou simplesmente tocado. É a resposta imunológica a uma substância que o nosso sistema de defesa considera prejudicial, quando, na realidade, não o é. A alergia alimentar é uma reação de saúde adversa que ocorre quando o sistema imunológico reconhece erradamente um alimento como uma entidade agressora ao organismo.     (...)