N.º 93 | Outubro de 2017

Vacine-se contra a Gripe.

As vacinas podem salvar vidas.

Contacte-nos!

Atuação em Caso de Sismo – 2 Horas (NOVO)

O Grupo 4Work organiza as ações de formação de forma adequada e adaptada a cada atividade e/ou empresa, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos seus Clientes e de valorizar as competências das pessoas, disponibilizando as seguintes Ações de Formação:

Noções Básicas de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho – 4 Horas

Prevenção e Proteção Contra Incêndios (Teórico) – 4 Horas

Evacuação de Edifícios – 2 Horas

Posturas de Trabalho com Equipamentos Dotados de Visor – 4 Horas

Movimentação Manual de Cargas – 4 Horas

Manuseamento e Armazenagem de Produtos Químicos – 4 Horas

Noções Básicas de Primeiros Socorros – 4 Horas

Suporte Básico de Vida – 6 Horas

Suporte Básico de Vida Pediátrico – 6 Horas

Avaliação de Riscos Biológicos – 3 Horas

Contacte-nos para mais informações.

Departamento de Formação

Sente-se exausto? Poderá sofrer de stress laboral… É uma patologia que tem vindo a aumentar em Portugal.

Cada vez mais o mercado de trabalho exige que se passe um elevado número de horas no emprego. Poderá ser o seu caso…

A sua entidade empregadora poderá estar a exigir muito de si, pelo que poderá estar sob pressão durante longos períodos de tempo. Sem dar conta, vai sofrendo sinais na sua saúde física e mental, em consequência desta tensão. É o denominado stress laboral ou síndrome de Burnout. 

Torna-se, portanto, essencial que aprenda algumas estratégias para lidar com a realidade diária, de modo a evitar problemas físicos e emocionais futuros, que possam afetar em diversos contextos da sua vida. 

De acordo com alguns dos estudos realizados na área, o síndrome de Burnout é caracterizado pela resposta do organismo a tensões e a situações complexas relacionadas com o trabalho. Essas tensões poderão afetá-lo manifestando-se inicialmente através de três principais sinais:

1. Cansaço extremo;

2. Desmotivação;

3. Sentimento de ineficiência ou de falta de realização pessoal.

Estes sinais, quando ignorados e perpetuados no tempo, poderão trazer outro tipo de sintomas e complicações na saúde do trabalhador. A nível físico poderão manifestar-se através de cefaleias, tonturas, dispneia ou distúrbios do sono. A nível psicológico poderão associar-se a transtornos psicossociais, como instabilidade emocional, irritabilidade, ansiedade, dificuldades nos relacionamentos sociais, entre outros. Ao nível do desempenho laboral, as consequências do síndrome de Burnout podem também verificar-se na própria organização, tais como, conflitos, cansaço extremo, sentimentos de ineficácia e desvalorização no trabalho, deterioração do ambiente de trabalho e falta de eficácia na resolução dos problemas da empresa.

É necessário que as entidades empregadoras intervenham ao nível ocupacional, de modo a reduzir a sua incidência. Poderão criar programas específicos, que visem proporcionar um bom ambiente de trabalho e fortalecer os laços laborais.

Departamento de Segurança no Trabalho